quinta-feira, 18 de abril de 2013

Conceito de Território e Concepções e Abordagens

Na biologia: uma das formas de se referir ao território é como uma área dominada por uma determinada espécie de animal.


Na antropologia: o território pode estar associado à área vivida por uma comunidade indígena, na qual ela sobrevive e mantém sua cultura.

Na geografia: é comum se referir ao território no sentido político administrativo, ou seja, relacionado aos limites espacias de um país, estado ou município.

Fonte- Geografia Sociedade e Cotidiano 1

Concepções e abordagens

  • Concepção Naturalista
     A concepção naturalista compreende duas definições de território uma estabelecia pelos animais e outra que envolve o comportamento "natural" dor homem. Nela há, assim, importante relação enter Geografia e Biologia, pois compreende-se o território numa perspectiva que transpõe o darwinismo para as análises sociais.
  • Concepção Econômica
     A concepção econômica entende o território como fonte de recursos, uma área estabelecia que garante os recursos necessários à (re)produção material de um grupo social.  
  • Tradição Jurídico-Política
      tradição jurídico-política associa território ao Estado. Entre os autores que estacam essa concepção, destaca-se o geógrafo alemão Friedrich Ratzel (1844-1904).
  • Perspectiva Idealista
     perspectiva idealista analisa o uso do espaço vivido  as relações e as relações culturais que nele estabelecem. Entende-se que os laços com o território são mediados pelos valores materiais e também pelos culturais, espirituais, simbólicos, afetivos e pela nação de pertencimento. 

    Um comentário:

    1. Adler- Sobre este assunto podemos notar que tanto o território e as concepções e abordagens mudam muito a formar de ver depende do que se refere, sendo o território na Biologia, ou as concepções e abordagens naturalista, porém quando se pergunta para quase qualquer , dar para saber no que se refere, sendo biologia,geografia e etc.

      ResponderExcluir